.main_thumb:after { content: ''; background: rgba(33, 49, 76, 0.4); width: 100%; height: 100%; position: absolute; display: block; top: 0; left: 0; }

Como fazer para mudar de contador?

O relacionamento entre um contador e um empresário é fundamental para o sucesso dos negócios. Afinal, o contador, além de ser o responsável por garantir a conformidade fiscal da empresa, também atua como conselheiro e aliado estratégico do empresário. Porém, às vezes, a dinâmica pode mudar e é necessário considerar uma alteração de profissional. Assim, veja como fazer para mudar de contador.

O papel do contador

A função de um contador vai muito além das obrigações fiscais e legais. Eles são verdadeiros parceiros para o sucesso de uma empresa, desempenhando funções críticas para garantir a conformidade e eficiência do negócio. Algumas dessas atividades incluem:

– Cumprir com as obrigações legais, como preencher e arquivar documentos oficiais;

– Assegurar a conformidade do empreendimento com a legislação tributária e fiscal;

– Manter o registro atualizado da empresa, afirmando a transparência e a precisão das informações;

– Gerir a folha de pagamento, garantindo que todos os funcionários sejam compensados de forma justa e adequada.

Portanto, um contador de confiança transmite tranquilidade, pois o empresário sabe que sua empresa está em boas mãos e pronta para enfrentar qualquer desafio.

Qual é o momento de mudar de contador?

Se você é empresário, saiba que não há nada de errado em buscar um novo contador que possa atender às suas necessidades e expectativas sempre em evolução. É seu direito escolher o profissional que irá cuidar dos seus negócios financeiros.

Portanto, é hora de mudar quando você sente que não está recebendo o apoio adequado ou quando a relação com o atual contador não está funcionando.

Entre essas situações, destacamos a falha na obrigação do pagamento de impostos, a escolha de um regime tributário inapropriado, a declaração inadequada de bens, a desorganização dos registros contábeis e a falta de atualização em relação às mudanças na legislação. Afinal, tudo isso pode levar a graves problemas legais para a sua empresa.

Como deve ser a troca de contador?

Quando um escritório de contabilidade é escolhido, um contrato é firmado entre as partes, e geralmente o prazo para a rescisão é de 30 dias a partir do aviso de que a parceria será descontinuada.

Se você decidir mudar de contador, precisará avisar ao profissional atual sobre a alteração e comunicar ao novo escritório de contabilidade. Então, este passará a conduzir o processo de transferência e solicitará todas as documentações necessárias ao antigo contador.

Mudar de contador pode parecer preocupante, mas é uma decisão importante para garantir a saúde financeira da sua empresa. Porém, ao decidir escolher um novo contador, procure alguém que tenha expertise na área de atuação da sua empresa, comunicação clara e uma atitude colaborativa, como a Andrade Gestão Contábil Consultiva. Com o contador certo ao seu lado, você pode ter a tranquilidade de saber que sua empresa está em boas mãos!

6 de fevereiro, 2023

Gostou? Compartilhe

AndCont

AndCont

Fale Conosco

Telefone: (21) 2658-2320

WhatsApp: (21) 97262-7077

E-mail: comercial@andcont.com.br

Código de conduta

Segunda a quinta: 08h às 18h
Sexta: 08h às 17h

Trabalhe conosco

Acompanhe as nossas Redes Sociais

linkedin Facebook instagram